Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Enquanto a ciência segue invisível

Stevens Rehen

27/06/2017 10h05

Enquanto a ciência segue invisível por aqui, UBER ajuda brasileiros a realizar o sonho americano, e estudantes cariocas a ter um mínimo de renda.

Semana passada, das 5 corridas de UBER que fiz em Boston, 3 foram com motoristas brasileiros.

2 eram estudantes, a moça – desiludida com os rumos do Brasil – pretende validar seu diploma de engenharia, e o rapaz paga a faculdade com o que ganha nas ruas. Quer seguir carreira de pesquisador nos EUA.

Apesar de Trump e do clima, a nova Inglaterra mantém um fluxo crescente de imigração brasileira.

No Rio, também há ex-bolsistas da FAPERJ dirigindo UBER.

A empresa californiana de serviços eletrônicos de transporte é ciência e tecnologia alterando o cotidiano em seus aspectos mais básicos: ir e vir.

O escritor Yuval Harari vai além, e alerta para aquilo que o analfabeto científico não consegue entender: além de mudar o dia a dia, ciência e tecnologia transformarão o Homo sapiens em Homo deus.

Se a ciência continuar invisível em nosso estado e país, além de não conseguirmos lidar com os desafios das novas epidemias, seremos uma subespécie.

Renato Grandelle escreve para o Globo.

https://oglobo.globo.com/sociedade/faperj-recebeu-apenas-95-do-orcamento-previsto-para-2017-21522979

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.