Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

A mente bicameral de Crivella

Stevens Rehen

06/07/2018 09h12

Julian Jaynes propôs que o ser humano não possuiria consciência até cerca de 3 mil anos atrás. Até então a mente seria dividida em duas partes.

A primeira ouviria vozes que guiariam as tomadas de decisão. A segunda simplesmente responderia a esses estímulos.

Seu livro de 1976 – The Origin of Consciousness in the Breakdown of the Bicameral Mind – inspirou Westworld.

Os robôs da HBO e nossos antepassados interpretavam as vozes ouvidas como de deuses ou de antepassados ​​mortos.

Com o tempo, as vozes foram suprimidas e a consciência "revelada" através da linguagem metafórica.

Os homens deixavam de ser reféns dos deuses, assim como os anfitriões da série norte-americana.

Talvez por conta dessa organização mental que os primeiros Estados basearam sua legitimidade no sagrado, quando rei era considerado deus ou seu mensageiro para desempenhar um poder político divino.

O Estado privilegiava uma religião em detrimento de outras ou daqueles sem crença.

Nos dias de hoje muita gente ainda retém vestígios de uma mente bicameral, principalmente pacientes com transtornos mentais.

Somente o bicameralismo para explicar o que aconteceu quarta-feira na sede da prefeitura do Rio de Janeiro.

A reportagem é de Bruno Abbie e Berenice Seara para O Globo: https://oglobo.globo.com/…/crivella-oferece-pastores-cirurg…

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.