Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Homens bombados preferem uma sociedade desigual?

Stevens Rehen

18/10/2018 10h09

Estudo desafia crença de que opiniões políticas são forjadas apenas pela lógica e razão.

Modelos animais predizem que o comportamento de um organismo em situação de conflito é influenciado por características físicas relacionadas a habilidades de se impor perante os adversários.

Organismos mais fortes e maiores são motivados a buscar parcela maior dos recursos disponíveis e postos mais altos nas hierarquias sociais.

Pesquisas anteriores com homens sugeriram que medidas de força estão associadas ao apoio à desigualdade, incluindo a orientação de dominância social, medida de diferenças individuais no apoio a hierarquias baseadas em grupos.

"A minoria tem que se curvar para a maioria", diria o outro.

Neste novo estudo, pesquisadores da Dinamarca examinaram, em vários países, a relação entre força muscular (da parte superior do corpo) e o apoio à desigualdade.

O padrão de dados sugere que, para os homens, mas não para mulheres, a força física correlaciona-se positivamente com o apoio à desigualdade.

O estudo incluiu ainda um grupo de homens que malhou a parte superior do corpo por dois meses. Após esse período, esses homens tornaram-se mais propensos a apoiar a desigualdade.

Não podemos descartar que homens com viés ideológico específico busquem malhar mais do que outros.

Por outro lado, há indícios de que atitudes e comportamentos possam ser moldados pela força física e não o contrário, através, por exemplo, da variação de hormônios como testosterona, HGH, IGF, cortisol, BDNF etc.

* Fazer exercício físico é sempre saudável e esse post não tem por objetivo desencorajar ninguém a malhar. Quem vos escreve, inclusive, se esforça para ir à academia umas 3 vezes por semana.

Para saber mais: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/pops.12505

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.