Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Dose extra

Stevens Rehen

13/02/2019 09h22

Há 14 anos observamos, pela primeira vez na história, neurônios com 3 cópias do cromossomo 21 no cérebro de pessoas comuns (setas na imagem).

Esse fenômeno, surpreendente na época, era uma pista para explicar os casos não familiares (esporádicos) de Alzheimer.

O motivo seria a "dose extra" do gene APP, precursor das placas beta amiloides ligadas à doença.

Pessoas com síndrome de Down tem 3 cópias do cromossomo 21 e inevitavelmente apresentam sintomas da doença de Alzheimer com o passar dos anos.

Para saber mais: http://www.jneurosci.org/content/25/9/2176/tab-figures-data

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.