Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Por que não temos um Nobel de Medicina e Fisiologia?

Stevens Rehen

16/07/2019 12h06

Por que não temos um Nobel de Medicina e Fisiologia? Faltou representatividade e sobrou "fogo amigo"

Carlos Chagas recebeu o Prêmio Schaudinn e o Prêmio Krummel.

Cavaleiro da Ordem da Coroa da Itália e Doutor honoris causa pelas universidades de Paris, Bruxelas e Harvard foi indicado ao Nobel duas vezes: 1913 e 1921, mas não levou.

O fato da academia sueca jamais tê-lo reconhecido passa pela nossa falta de representatividade internacional.

Dizem que, na época, europeu votava em europeu, norte-americano em norte-americano… Entende-se aí um pouco melhor as entranhas do processo.

O que não pode ser ignorado é que a visibilidade de Chagas incomodava parte de seus compatriotas.

Médicos brasileiros invejosos desdenhavam publicamente das suas descobertas, e podem ter ajudado a sabotar sua candidatura.

A vida profissional de Chagas reflete a própria ciência brasileira, pouco reconhecida no exterior e que, em seu interior, sofre de "fogo amigo".

Chagas morreu aos 55 anos, de infarto.

Único cientista da história que descobriu patógeno, vetor, hospedeiros, manifestações clínicas e epidemiologia de uma doença infecciosa.

Para saber mais:

https://oglobo.globo.com/…/artigo-por-que-carlos-chagas-nun…

https://emais.estadao.com.br/…/geral,medico-teve-duas-indic…

Imagem: Carlos Chagas, Einstein e colegas no Instituto Oswaldo Cruz (1925)

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.