Blog do Stevens Rehen

Chamada pública para projetos de pesquisa

Stevens Rehen

O Instituto Serrapilheira, instituição privada de apoio à ciência, promove sua primeira chamada pública para projetos de pesquisa nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

O lançamento está marcado para as 13h do dia 19 de julho, durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte. O evento será realizado no CAD 2 – Sala C 207 – Campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O edital estará disponível para consulta no site www.serrapilheira.org e as inscrições terão início na primeira quinzena de agosto.

Num primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com subvenção de até R$ 100 mil.

Depois de um ano, de 10 a 20 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até R$ 1 milhão para três anos de pesquisa.

Uma parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade, cuja política será definida pelo instituto ao longo do primeiro ano.

Segundo a instituição, o objetivo do edital é incentivar o treinamento de pesquisadores que façam parte de minorias por cientistas de excelência.

O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa; os critérios de elegibilidade serão idade científica do postulante (poderão se inscrever apenas aqueles que obtiveram o título de doutor a partir de 2007) e vínculo com instituições brasileiras.

Um conselho científico formado por 12 cientistas que atuam no Brasil e no exterior avaliará os projetos encaminhados e divulgará os resultados até o final de 2017.

Fonte: http://www.faperj.br/?id=3430.2.2

+ em http://serrapilheira.org/