Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

"Criamos esses deuses e podemos destruí-los"

Stevens Rehen

20/08/2017 10h24

Pesquisa científica feita com dinheiro público depende de empresas privadas para sua divulgação.

O Prêmio Nobel Aaron Ciechanover comenta sobre o descompasso entre a geração de conhecimento e a armadilha das revistas científicas administradas como negócio.

E não é questão de ser público ou privado, é que os objetivos são distintos mesmo.

Enquanto pesquisadores querem divulgar o que fazem, para receber críticas e avançar a ciência, as empresas que gerenciam as principais revistas científicas do mundo querem ganhar dinheiro.

A Elsevier, por exemplo, lucra mais que a Apple, Google ou Amazon.

Nada contra ganhar dinheiro, mas essa editora em especial recebe muito mais do que merece, visto que o conteúdo que publica é gerado e revisado a custo zero pra eles (a sociedade é quem paga). E ainda cobra uma fortuna dessa mesma sociedade pelo acesso à informação.

É por essas e outras que apoio o modelo dos preprints.

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/bioquimico-israelense-ganhador-do-nobel-fala-sobre-como-fazer-da-ciencia-mudou-21724167

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.