Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Quem vai ganhar o Prêmio Nobel?

Stevens Rehen

30/09/2017 10h48

Gabriel Alves da Folha me pediu para palpitar sobre Medicina e Fisiologia. Não consegui responder seu e-mail antes do fechamento da matéria.

De todo modo, compartilho aqui meu palpite:

Raphael Mechoulam, descobridor do THC, CBD, dos canabinoides endógenos – anandamida e 2-araquidonilglicerol.

As descobertas de Mechoulam criaram um novo campo de pesquisa de relevância mundial, mais da metade dos neurônios do nosso corpo respondem a canabinoides.

Seu trabalho de isolamento das moléculas pioneiras, à descrição de um sistema de neuromodulação, culminou com a aplicação terapêutica de moléculas naturais que beneficia milhões de pessoas.

Favoritos ao Nobel segundo brasileiros: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/09/1922744-saiba-quem-sao-os-favoritos-para-o-nobel-segundo-cientistas-brasileiros.shtml

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.