Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Uma varredura num tema novo parece ser uma mão na roda

Stevens Rehen

19/10/2017 20h22

Na minha época (esquisito escrever assim mas é verdade) eu tinha o costume de passar na biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ uma vez por semana e folhear as 3 ou 4 revistas da minha área. Pronto, saia de lá atualizado com as novidades.

Em virtude do crescimento expressivo no número de publicações disponíveis (dobra por completo a cada 9 anos), tornou-se impossível acompanhar a literatura científica.

Para ajudar nessa tarefa, surgiu a Semantic Scholar (https://www.semanticscholar.org).

Inteligência artificial (AI) que lê tudo que acha pela frente e depois resume pra gente.

Por enquanto, com os algoritmos em desenvolvimento, nada substitui estudar os artigos de maior interesse. Só assim para extrair por completo as informações.

De todo modo, para quem pretende fazer uma varredura num tema novo parece ser uma mão na roda.

O foco por enquanto é ciência da computação, neurociências e ciências biomédicas e seu acervo de 40 milhões de artigos.

Como todo mundo adora criar rankings, a ferramenta já foi usada para identificar cientistas "influentes" em ciências biomédicas. A lista está disponível no link abaixo.

http://www.sciencemag.org/…/who-s-most-influential-biomedic…

Por conta da correria da vida (e do lab) não conseguirei brincar com a ferramenta nas próximas semanas, mas fiquei curioso para saber como estão os cientistas brasileiros nos mais variados rankings que podem ser gerados com a ajuda da AI.

Será que temos cientistas brasileiros em destaque?

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.