Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Desde que o mundo é mundo...

Stevens Rehen

08/11/2017 16h35

Desde que o mundo é mundo, colonizadores e "vencedores" se esforçam para reescrever a história, buscando o protagonismo único e reforçando estereótipos.

Em ciência, não é diferente.

A revista The Scientist desse mês traz artigo sobre o que conhecemos atualmente como "mosaicismo cerebral".

O texto assinado por importantes pesquisadores – pelo quais aliás sempre tive apreço e respeito – ignorou 40 anos de descobertas científicas.

http://www.the-scientist.com/…

Os trabalhos seminais de Christopher Walsh, Karl Herrup, Jerold Chun, Yuri Yurov etc, além de todos os nossos artigos científicos da década passada foram omitidos.

https://scholar.google.com.br/scholar…

Ficou parecendo que a sacação de que 2 neurônios de uma mesma pessoa não são idênticos foi descoberta original de um único grupo de pesquisa.

Um desserviço aqueles que apreciam a construção coletiva do conhecimento científico.

Um outro exemplo, ocorrido também esse mês e novamente na minha querida California, foi a tentativa de apropriação do protagonismo de uma descoberta original de Thiago Souza e colaboradores no Rio de Janeiro.

http://ucsdnews.ucsd.edu/…/zika_virus_infects_developing_br…

Os artigos que descrevem pela primeira vez o efeito do antiviral sofosbuvir sobre o vírus zika foram publicados em janeiro e agosto e são 100% brasileiros.

https://www.nature.com/articles/srep40920

https://www.nature.com/articles/s41598-017-09797-8

Considera-se má conduta científica o plagio e falsificação de dados.

Ignorar a contribuição científica dos pares na construção do conhecimento ainda não é considerada má conduta, mas certamente é má fé.

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.