Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Domingo dê um abraço num eleitor do Bolsonaro

Stevens Rehen

06/10/2018 10h11

Ontem à noite encontrei dois amigos num bar. Pessoas queridas por quem nutro admiração e carinho, mas também divergências políticas.

Papo vai, papo vem, ambos declararam seus votos no candidato de extrema-direita, mesmo reconhecendo que é uma péssima escolha e que a chance de um desastre é enorme.

Justificaram a decisão motivados em arriscar em algo "novo", visto que "já sabem como seria um governo corrupto de esquerda".

Sem entrar no mérito de que um candidato que está há quase 30 anos na política não ter nada de novo, muito pelo contrário, e que para piorar é misógino, homofóbico e racista, resolvi refletir o que faz alguém em sã consciência flertar com o fascismo, arriscando o próprio futuro e de seus filhos.

Em testes de personalidade, tomadores de risco pontuam pouco nos critérios de conscienciosidade e autocontrole, alto em impulsividade e muito alto nas emoções negativas.

Aliás, as emoções negativas influenciam bastante o comportamento de risco e o funcionamento afetivo, social, cognitivo e bem-estar psicológico dependem da regulação hormonal.

De fato, existem vários correlatos hormonais a determinantes de risco.

O cortisol e a testosterona podem nos colocar em perigo enquanto a ocitocina aumenta a generosidade e a aversão ao risco.

Ao despedir-me desses meus amigos, dei um abraço apertado neles, daqueles bem fortes mesmo e que fazem liberar muita ocitocina no cérebro.

Na esperança de que não iremos nos arriscar na beira de um precipício, desejo que todos, antes de seguirem para as urnas amanhã, deem um abraço apertado em seus amigos e familiares.

P.S. Meu voto é no #Ciro12

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.