Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

Cada um luta com as armas que tem

Stevens Rehen

16/10/2017 09h35

Às custas do conhecimento gerado por cientistas mundo afora e do trabalho voluntário de revisão por pares, a empresa holandesa Elsevier tem margem de lucro maior que a Apple.

No Brasil, a CAPES paga 85 milhões de dólares por ano pelo acesso às revistas científicas publicadas pela líder editorial de ciência, tecnologia e saúde.

Na Alemanha e Finlândia, por exemplo, cientistas deixaram cargos de editor na Elsevier, como forma de pressionar a empresa a permitir acesso livre para artigos científicos produzidos naqueles países e preços mais acessíveis pelas assinaturas.

Eu vou contar um segredo pra vocês.

Há mais de um ano não aceito convite para revisar para a Elsevier, compartilho preprints e privilegio revistas de outras editoras para submeter nossos trabalhos autorais.

Cada um luta com as armas que tem. #nodealnoreview

Para saber mais:

https://www.theguardian.com/science/2017/jun/27/profitable-business-scientific-publishing-bad-for-science

https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=Clipping&view=pnewsclipping&cid=842&mn=0

http://www.sciencemag.org/news/2017/10/german-researchers-resign-elsevier-journals-push-nationwide-open-access

https://medium.com/@jasonschmitt/can-t-disrupt-this-elsevier-and-the-25-2-billion-dollar-a-year-academic-publishing-business-aa3b9618d40a

http://www.nodealnoreview.org/

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.