Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

As bases biológicas de um transtorno mental...

Stevens Rehen

21/11/2017 09h44

Entender as bases biológicas de um transtorno mental complexo e multifatorial é um enorme desafio.

Uma equipe norte-americana diz ter identificado alterações de desenvolvimento associadas à esquizofrenia.

Para isso, analisaram minicérebros gerados de células reprogramadas de 3 pacientes (e a partir daqui passa a ecoar na minha cabeça a voz sempre sensata do Olavo Amaral com ressalvas a respeito desse pequeno número amostral).

Descreveram alterações de proliferação e migração, além de células que aparentemente não conseguem se desvencilhar do ciclo celular.

Por que os sintomas de esquizofrenia aparecem na adolescência ou idade adulta, se seriam então conseqüência do desenvolvimento pré-natal alterado do cérebro?

Os autores lembram que o amadurecimento do córtex pré-frontal é tardio, justamente quando os primeiros sintomas acontecem.

https://www.nature.com/articles/s41398-017-0054-x

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.