PUBLICIDADE
Topo

Histórico

“Aquilo que se consegue com desonestidade, não serve de nada.”

Stevens Rehen

23/01/2018 09h37

A quantidade de artigos falsificados aumentou 10 vezes desde 1975 (para saber mais: www.theguardian.com/…/tenfold-increase-science-paper-retrac…)

A pressão por um emprego estável estimula a competição e favorece a má conduta, independente do risco de ser pego.

Não podemos descartar entretanto a possibilidade de que mais fraudes são descobertas agora simplesmente porque a internet está aí.

Um grande portal de revisão aberta, como proposto pelo #ASAPBIO, é uma alternativa interessante para limar artigos falsificados antes que o estrago seja maior.

Fraudes científicas acontecem em todo o mundo. No Japão (inclusive no instituto do Prêmio Nobel Shynia Yamanaka, link abaixo), nos Estados Unidos e no Brasil.

A frase que inicia esse post é atribuída a Salomão, que se fosse cientista acrescentaria:

"… Dinheiro jogado fora enquanto a ciência bate cabeça, tentando seguir pistas falsas."

https://www.japantimes.co.jp/news/2018/01/23/national/science-health/kyoto-university-says-researcher-ips-institute-falsified-data-formed-foundation-paper/#.WmcNkGJv-Ed

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.