Topo

Histórico

Blog do Stevens Rehen

"Esquecer” que essa pesquisa começou no Rio é um desserviço

Stevens Rehen

27/01/2018 12h09

Artigos científicos com cobertura da imprensa conseguem o dobro de citações (https://goo.gl/pJ4Vn9), mais recursos para seus autores, além do reconhecimento da sociedade.

Isso explica a importância estratégica das agências de comunicação nas universidades, principalmente estrangeiras, e o apetite com que cientistas, principalmente estrangeiros, buscam cada vez mais os holofotes.

O bloqueio de transmissão vertical do vírus zika em camundongos pelo sofosbuvir é um resultado interessante (Pinar Mesci e cols, 2018) que complementa o que Thiago Souza e seus colegas na Fiocruz, UFRJ e Instituto D'Or já tinham publicado no ano passado:

The clinically approved antiviral drug sofosbuvir inhibits Zika virus replication (18/01/2017)

https://www.nature.com/articles/srep40920

Sofosbuvir protects Zika virus-infected mice from mortality, preventing short- and long-term sequelae (25/08/2017)

https://www.nature.com/articles/s41598-017-09797-8

Novas descobertas merecem sempre divulgação e celebração, sejam elas realizadas nos EUA, China ou Jamaica.

Cabe entretanto o cuidado da imprensa em reconhecer a contribuição dos trabalhos de base.

Os jornalistas norte-americanos são "mestres" em "esquecer" contribuições de outros países.

Nesse sentido, O Globo deu uma de jornal americano.

Em matéria, sem assinatura de jornalista brasileiro, seguiu o press release da UCSD dando a entender que a descoberta de "remédio contra hepatite C eficiente contra zika" tem grife californiana.

Houve breve menção à USP, mas a contribuição dos autores de São Paulo também foi ignorada:

https://oglobo.globo.com/…/remedio-contra-hepatite-e-eficie…

Não gostaria de exagerar no bairrismo, mas por conta dos desafios que a comunidade científica fluminense tem sofrido com a falta de recursos, "esquecer" que essa pesquisa começou no Rio e inspirou trabalhos na Califórnia e São Paulo é um desserviço.

A pesquisa sobre sofosbuvir e zika, original do Rio de Janeiro, já tinha sido divulgada pelo Jornal Nacional em janeiro de 2017:

http://g1.globo.com/…/remedio-para-hepatite-c-e-aposta-da-f…

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.