PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Gatos são descendentes de ancestrais selvagens...

Stevens Rehen

02/06/2018 12h12

Gatos são descendentes de ancestrais selvagens que aprenderam a conviver com pessoas. Com o tempo tornaram-se relativamente dóceis.

O processo de domesticação começou há cerca de 10 mil anos. Animais sagrados para a deusa Bastet do Egito, ganharam espaço mesmo pela habilidade de caçar cobras e roedores.

De barco chegaram até à Europa, na época dos primeiros fazendeiros colonizadores.

Existem mais de 70 raças de gatos.

Esse da foto é nosso bengal, Darwin.

Os gatos bengal são descendentes híbridos do cruzamento de leopardos asiáticos com gatos. O propósito original desses cruzamentos era estudar a leucemia felina, doença a qual o leopardo asiático é resistente.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

"Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro, coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Coordenador científico da ArtBio, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).Prêmio Saúde 10 anos na categoria Saúde Mental e Emocional, Revista Saúde e Editora Abril (2015), Prêmio Faz Diferença, Jornal O Globo (2011), As 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2009 e novamente em 2011 (Revista Época). Os 8 brasileiros que estão moldando positivamente o futuro do país (Revista Fora de Série), Jornal Brasil Econômico, 2009. Contato para palestras, eventos e institucionais: srehen@uol.com.br"

Sobre o Blog

O cotidiano de um cientista no Brasil.

Blog do Stevens Rehen